SBCJ

Histórico

Na década de 70, a preocupação de estudiosos sobre o diagnóstico da lesão meniscal e a padronização da pneumoartrografia contrastada do joelho fez surgir o primeiro Clube do Joelho do Brasil, que, anos mais tarde, originaria a Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ).

Em 1979, a Associação Paulista de Medicina trouxe ao Brasil a maior autoridade norte-americana em Cirurgia do Joelho e Medicina Esportiva, o Dr. Jack C. Hughston, que se apresentou na XVIII Jornada do Interior do Estado de São Paulo em Cursos de Joelho do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da FMUSP. A participação de Hughston consolidou conceitos e condutas, como a ficha de exame clínico proposta pelo Clube do Joelho, que passou a ser modelo aos ortopedistas do Brasil.

Em 1983, o Grupo de Joelho do IOT viabilizou o PRIMEIRO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CIRURGIA DO JOELHO, realizado em São Paulo, quando, oficialmente, foi fundada a Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho – SBCJ. Durante o evento, ocorreu a aprovação do logotipo e estatutos da SBCJ, bem como a eleição da primeira diretoria, composta pelos doutores Marco Amatuzzi (presidente), Gilberto Camanho, Olavo Padilha, Osmar Arbix Camargo e Yoshiki Ohumura.

A partir de então, a cirurgia do joelho no Brasil passou a receber maiores olhares da classe médica, aprofundando cada vez mais os estudos na área e ampliando o intercâmbio de conhecimento com outros países, principalmente europeus. A organização de eventos científicos relacionados passou a ser uma constante, contribuindo para o aprimoramento das técnicas empregas no Brasil e consolidando nossa Sociedade.