SBCJ

Grupos do Joelho

O número de clubes e grupos do joelho vem aumentando a cada ano no país com o propósito de se reunir periodicamente para aprimorar conhecimentos, trocar experiências e debater casos referentes à especialidade.


A Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho cumpre sua missão de promover a educação continuada apoiando e incentivando desde os clubes mais antigos até os mais novos, e os que estão para surgir como forma de desenvolver cada vez mais a cirurgia do joelho no Brasil.


Conheça um pouco sobre os grupos e clubes do joelho brasileiros:


Clube do Joelho de Belo Horizonte

O CJBH foi formalizado em 2013, com a colaboração do Dr. Wagner Lemos e do Dr. Marcos Cenni, mas há vários anos reuniões e eventos interinstitucionais eram realizados com o objetivo de reunir os cirurgiões de joelho de BH, com a ajuda dos colegas Dr. José Marcio Gonçalves e Dr. Thiago Jacques.


Clube do Joelho de Brasília

Criado em outubro de 2012 e coordenado pelo Dr. Paulo Henrique Araújo, o Clube promove reuniões mensais, iniciando em abril, com apresentação de artigos científicos pelos R4 de cirurgia de joelho dos serviços credenciados na cidade, discussões de casos clínicos levados pelos colegas de Brasília e aulas com convidados nacionais e internacionais.


Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Criado nos anos 80 realiza Reuniões de Revista de fevereiro a novembro, sempre às terceiras terças-feiras de cada mês, com discussão de artigos científicos, casos clínicos e aula com um convidado. A cada dois anos, organiza o Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas, que já está na 14ª edição. Presidente: Wilson Mello A. Júnior.


Grupo de Estudo do Joelho do Centro-Oeste Paulista

Criado em outubro de 2013, o Grupo de Estudo do Joelho do Centro-Oeste Paulista realiza encontros para discutir casos clínicos e atualizações no tratamento do joelho. Os encontros são bimestrais e organizados pelos ortopedistas Vitor Barion Castro de Pádua e Paulo Roberto Capelletti. Após as palestras, os participantes têm a oportunidade de discutir os casos clínicos apresentados e trocar experiências entre os presentes com um jantar de confraternização em cada encontro.


Clube do Joelho de Goiânia

O Clube do Joelho de Goiânia teve início em meados dos anos 90 com reuniões periódicas dos cirurgiões de joelho de Goiânia e de residentes de ortopedia que já se interessavam pela subespecialidade. No entanto, as reuniões foram tornando-se cada vez mais esporádicas com redução da participação dos colegas, chegando até mesmo a haver um período sem reuniões clínicas. Em 2012 o Clube do Joelho foi então reestruturado e as reuniões passaram a ser realizadas com maior frequência e através de um rodízio nos principais serviços da cidade. Elas são constituídas de uma aula ministrada por um convidado nacional/internacional da área e de discussão de casos clínicos levados pelos participantes.


Clube do Joelho Paraná

Primeira reunião realizada em dezembro de 2013 com o intuito de debater temas da especialidade e apresentar casos clínicos.


Clube do Joelho do Rio de Janeiro

O Clube realiza reuniões para debater temas relacionados à especialidade com palestrantes de outros estados e até internacionais, como foi o caso da videoconferência com o Dr. James Stannard, do Missouri (EUA). Nos encontros, sempre com a sala lotada, os participantes podem expor suas ideias e discutir sobre o assunto.


Clube do Joelho de Rondônia

O Clube do Joelho de Rondônia foi formalizado em 2017, com a colaboração do Dr. Rodrigo Gonçalves e do Dr. José Wilson Serbino. O Clube do Joelho promoverá reuniões mensais, iniciando em maio, com o objetivo de reunir cirurgiões de joelho, ortopedistas e médicos residentes, para discutir e trocar experiências sobre temas relevantes e discussão de casos clínicos com convidados locais e de outros estados.


Grupo do Joelho do Vale do Paraíba

Fundado pelo Dr. Carlos Alberto Cury Faustino, o Grupo do Joelho do Vale do Paraíba realiza encontros toda última quarta-feira do mês com a presença de um convidado para apresentar aula e algum membro do Vale para discutir casos. O Grupo também organiza a Jornada de Artroplastia de Joelho do Vale do Paraíba que chega a sua 3a edição em outubro de 2014. Coordenador: Guilherme Zuppi.